Quem Somos


Elisa Oliveira

Elisa Oliveira

@e.l.i.s.a.oliveira

Filósofa. Especialista em Epistemologia e fenomenologia e em Psicologia Social. Professora servidora pública do Estado da Bahia. Professora de Filosofia para e com crianças. Escritora de literatura filosófica e negra para as infâncias, com 22 livros publicados, 18 adotados em escolas da Bahia e Rio de Janeiro.

Idealizadora e curadora do Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias. Curadora do I Tour Histórico Literário de Ilhéus. Participa dos coletivos literários “Liga do Dendê: circuito de literatura preta infantojuvenil baiana, InBaLê: literatura para as infâncias e Confralib.

Fabiana Valeria

Fabiana Valéria

Assistente Social, Advogada, Professora, Diretora da Escola Superior de Advocacia- ESA - Subseção OAB/Ilhéus, Membro da Comissão pela Igualdade Racial, OAB/Ilhéus, Especialista em Políticas Públicas e Direito Público, Escritora de literatura para as Infâncias, com livro publicado pela Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e Produtora Cultural, co-fundadora do Coletivo Vacas de Divinas Tretas

Franklin Costa

Franklin Costa

Franklin Costa é natural de Ilhéus-BA; é músico, pintor artístico, livreiro, dramaturgo e poeta cordelista (autor de mais de 60 cordéis e da biografia de Jorge Amado em literatura de cordel). Iniciou sua produção de folhetos de cordel em 1995, depois de participar de uma Oficina de Literatura Popular com a professora Eliene Josefa Diniz-FUNCEB, promovida pela então Fundação Cultural de Ilhéus. Montou várias peças teatrais a partir de folhetos de cordel e em 2010, foi um dos agraciados com o Premio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel, pelo Ministério da Cultura; tem realizado oficinas de cordel em escolas, espaços culturais, projetos sociais e universidades. Publicou em 2021, quatro de seus cordéis para crianças e jovens no formato de áudio livro - no qual participa como poeta narrador e músico - tendo como contrapartida social, oportunizar a crianças cegas ou com dislexia o acesso a literatura de cordel. Participou da equipe de coordenação do FILIN-Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias (2023) e, neste mesmo ano, foi autor do texto em cordel do projeto 2 de Julho – Heróis Negros, Leitura Dramática em Forma de Cordel, projeto contemplado pelo edital Diálogos Artísticos-Bicentenário da Independência da Bahia (Funceb/SecultBa). Foi eleito para o Conselho Municipal de Cultura 2023-2025, pela setorial de literatura, no município de Ilhéus e teve o projeto Cordel e poesia, educação e cidadania aprovado no Edital da LPG/2023-2024, no qual é facilitador de um curso-oficina de literatura de cordel para os professores da modalidade EJA-Educação de Jovens e Adultos da rede pública Municipal de Educação. Participou também do I Festival de Salvaguarda da Literatura de Cordel na Bahia, realizado em Lençóis (2024) e tem marcado presença em feiras e eventos literários.

Tatiana Pastorello

Tatiana Pastorello

@tatiana.pastorello

Médica veterinária, mestre em saúde pública. Terapeuta floral. Militante feminista da União Brasileira de Mulheres (UBM-Ilhéus). Carioca de nascimento, desde 2019 reside em Ilhéus.

Autora do livro de contos Mulheres Fortes Não Ganham Flores pelo selo Auroras da Editora Penalux (2024). Tem um conto publicado na antologia Os peixes tem rugas (Pousar Editora, 2022) e outro no e-book Uma Chance (Amazon, 2023).

Integra o Coletivo Língua Solta, que ajudou a fundar em parceria com outras escritoras e escritores de diversas partes do Brasil no qual coordenam um grupo de escrita.