Homenagens


Tereza Sá

Tereza Sá

@sagueixanago

Mulher negra ilheense. Escritora, professora, atriz, poeta e mãe. Autora de Borboletear (Ed. A Arte da Palavra, 2023).

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em leitura e produção textual e educação e relações étnico-sociais (UESC), Mestra em ensino e relações étnico-raciais (UFSB). Fundou o grupo de teatro Caras e Máscaras, grande referência no sul da Bahia. Atualmente integra a Cia Trapizomba de Teatro, o Coletivo afrocêntrico de teatro Afro em Cena (UFSB). Integra a coletânea literária e fotográfica Profundanças 3. Ativista do Movimento Negro Unificado (MNU). Coautora do projeto “Mulher Negra: A força que se explica” na Escola M. Themístocles Andrade.

André Rosa

André Rosa

(in memorian)

André Luiz Rosa Ribeiro tinha 57 anos e era professor titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde se graduou em História, em 1998. Na Universidade Federal da Bahia, cursou mestrado e doutorado em História.

Membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), fez incursões na literatura com os livros Quintais do Tempo (2012) e Inventário do Caos (2019). Na produção historiográfica, escreveu obras como Ilhéus: Tempo, Espaço e Cultura (1999), Família, poder e mito (2001) e Morte e Gênero: estudos sobre a obra de Jorge Amado (2012). Também colaborou com o Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.

(Texto retirado do Pimenta Blog em 22/06/2024)